Unidade da Fundação Casa não deve ser instalada em PP em 2012

26/06/2012 21:05

 

Questão orçamentária é o motivo apontado pelo vice-presidente da instituição Cláudio Piter

 

 

Nessa segunda-feira (25), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Presidente Prudente, os vereadores se reuniram com representantes da Fundação Casa. Atualmente são 61 menores prudentinos internados em diversas unidades. Mesmo assim, conforme o vice-presidente da instituição Cláudio Piteri, a instalação de uma unidade na cidade em 2012 está descartada pela questão orçamentária.

“Todo início de ano as verbas são direcionadas, por isso não temos a pretensão de iniciar a construção este ano, mas temos a necessidade de começar em 2013”, pontuou.

Segundo ele, ainda não há nada decidido, “muito menos em relação à área”. O trabalho agora é o de convencimento. “O Ministério Público e o Judiciário são a favor da instalação”, destacou o vice-presidente.

Na região, o município de Irapuru já possui uma instalação da Fundação Casa, que sucedeu a antiga Febem. Além disso, os prudentinos também estão espalhados por Araçatuba, Lins e São Paulo.

“O ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] preconiza que o atendimento a este menor seja individualizado e o mais próximo de sua residência”, explicou. “Atualmente, a Fundação Casa tem um índice de reincidência de aproximadamente 13,5%”, acrescentou Piteri, lembrando que na antiga Febem, o número era de 29%.

O vereador Douglas Kato perguntou sobre a possível limitação de internos, para que a unidade de Presidente Prudente atendesse somente adolescentes locais. “Isso não é possível, mas é a Fundação que faz o controle das vagas e que direciona os internos”, completou Piteri.

Questionado por todos sobre uma possível contrapartida do Estado, Piteri afirmou que “não há essa possibilidade”. “Mas o Governo sabe que pode ser aberto o diálogo quando se iniciam tratativas”, ponderou.