Jovens da Fundação Casa buscam chance de recomeço com o Enem

24/11/2013 13:38

Jovens da Fundação Casa de Jacareí se preparam para realizar o Enem PPL, uma prova equivalente ao Exame Nacional do Ensino Médio, mas é exclusiva para pessoas privadas de liberdade e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas. O processo será aplicado nos dias 3 e 4 de dezembro.

São seis alunos estudando em uma sala de aula dentro da unidade. Em todo o Vale do Paraíba 56 jovens da Fundação Casa estão inscritos para fazer a prova. "Aprendi bastante coisa, matemática financeira, equação de primeiro grau, geometria, trigonometria", disse um dos internos.

As provas serão aplicadas nas próprias unidades por coordenadores do exame e as regras da avaliação são iguais. "Eles demonstram interesse em participar da prova, estar participando, até porque eles vislumbram um horizonte diferente quando saírem daqui", afirma Emerson Lopes de Brito, diretor da Fundação Casa.

Antes de entrar na unidade, muitos não tinham os estudos como foco. Mas, com o passar do tempo, alguns mudaram de ideia. "Eu não dava muita atenção aos estudos não. Todo conhecimento sempre ajuda na nossa vida, né? Eu acho que quanto mais você conseguir aprender é melhor nessa vida", conta um dos jovens.

Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Fernanda Posch, os jovens se interessam bastante pelo exame e têm muitas dúvidas. "Eles realmente pedem para estudar. Eles ficam ansiosos na questão do gabarito, ‘como vou preencher? ’, ‘e na redação, tem que ter título, não tem que ter título?'", lembra.