Crimes envolvendo adolescentes e crianças crescem 16% em Campinas

11/07/2012 21:17

 

 

De janeiro a maio de 2012, foram 351 infrações, ou seja, 70 casos por mês.
Principais ocorrências são de lesão corporal e tráfico de entorpecentes.

 

 

 O número de ocorrências policiais que envolvem crianças e adolescentes na região de Campinas (SP) aumentou 16,22% nos cinco primeiros meses de 2012 com relação ao mesmo período do ano passado. As principais infrações cometidas por menores de idade na cidade são sobre lesão corporal dolosa, tráfico de entorpecentes e furto.

 

Os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública indicam que até maio a Delegacia da Infância e Juventude (Diju) 351 infrações, o que significa uma média de 70 ocorrências por mês, ou duas por dia. Ao todo, no período, foram 129 lesões corporais e 71 tráficos de droga.

Já nos cinco primeiros meses de 2011m, foram registradas 302 ocorrências ao todo. Destas, 102 foram sobre lesão corporal e 64 casos de crianças e adolescentes que se envolveram em tráfico de entorpecentes.

 

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Campinas, Richard Pae Kim, explica que a maioria dos casos envolve adolescentes que estão fora da escola e que não possuem uma efetiva ocupação ou que se encontram ligados a traficantes e fazem uso abusivo de drogas.

“A grande motivação é a falta de perspectiva sobre o futuro. Há a necessidade de uma motivação de que eles busquem resguardar seu futuro pelo estudo”, disse.

Nesta terça-feira (10), dois adolescentes foram detidos dentro de um ônibus coletivo, após tentarem roubar um carro no Cambuí, bairro nobre da cidade. Segundo a polícia, eles ficaram nervosos durante a ação e não conseguiram dirigir o carro roubado. Com isso, tentaram, sem sucesso, a fuga de circular. Os dois foram encaminhados para a Fundação Casa.

Adolescentes roubam veículo e depois fogem em ônibus, em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Adolescentes roubam veículo e depois fogem em ônibus, em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)