CASA de Semiliberdade São Mateus é inaugurada

20/06/2012 12:47

 

Centro socioeducativo atenderá a 20 adolescentes em semiliberdade originários dos bairros do Centro e zona leste de São Paulo

 

 

Mais um centro socioeducativo de semiliberdade atenderá a adolescentes nesse tipo de medida socioeducativa na cidade de São Paulo. Nesta terça-feira (12 de junho), a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, inaugurou o CASA de Semiliberdade São Mateus, em São Mateus, na zona leste da capital paulista.

 

Com mais este, a Fundação contabiliza 26 centros socioeducativos de semiliberdade em funcionamento no Estado de São Paulo – sendo 15 deles instalados na capital.

 

O CASA de Semiliberdade São Mateus fica subordinado à Divisão Regional Metropolitana Leste 1 (DRM-II). No local serão atendidos 20 jovens do sexo masculino, na faixa etária dos 16 a 21 anos incompletos, originários preferencialmente dos bairros da zona leste e da região central de São Paulo.

O centro está instalado em um imóvel alugado, com a estrutura necessária para a atenção aos jovens. Nas proximidades há unidades tanto do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) quanto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de um posto do Centro de Amparo ao Trabalhador (CAT).

 

Na medida socioeducativa de semiliberdade, os adolescentes utilizam todos os equipamentos sociais oferecidos pela comunidade: realizam cursos de qualificação profissional na região, fazem atividades de lazer e estudam em escolas públicas próximas.

 

“Embora a região seja afastada do Centro da capital, é bem aparelhada com serviços públicos, atendendo a uma necessidade da medida socioeducativa”, destacou a presidente da Fundação durante a cerimônia de inauguração. “Esses jovens precisam de acolhimento, apoio e compreensão, por isso é tão importante que os funcionários sejam pacientes ao lidar com eles.”

 

“Os adolescentes terão um atendimento mais próximo da família, mas é importante que o Estado invista principalmente na prevenção”, avaliou a juíza corregedora do Departamento das Execuções da Infância e da Juventude (Deij), Maria Elisa Gibin, que participou da cerimônia. “A droga está muito presente na vida desses jovens e os serviços públicos poderão ajudar na medida”, completou a magistrada.

 

"Os funcionários estão bastante motivados para o trabalho", disse o diretor do CASA de Semiliberdade São Mateus, Wagner Machado. O centro socioeducativo já entrou em funcionamento a partir da tarde desta terça-feira, com a recepção dos primeiros adolescentes a serem atendidos.

 

Na cerimônia de inauguração também estiveram presentes a juíza do Deij, Luciana Crocomo, funcionários da Fundação CASA, representantes do CAPS, do CRAS, do conselho tutelar da região e da comunidade do entorno.