MP investiga denúncias sobre Fundação Casa

17/01/2013 08:58

 

O Ministério Público de São Paulo investiga as denúncias feitas por funcionários da Fundação Casa de que menores são liberados da instituição sem estarem plenamente recuperados. Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena e ao repórter Agostinho Teixeira, no Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, o promotor da Vara da Infância e Juventude Thales Cezar de Oliveira, lamentou, no entanto, que as testemunham não formalizam as acusações, o que dificulta a apuração.

 

Além do medo de perder o emprego, os profissionais temem ser atacados ao impedir a saída de um infrator violento. Segundo Oliveira, o Ministério Público tenta traçar agora um padrão do tempo de internação nas unidades para identificar e comprovar o problema.

 

 Uma psicóloga Fundação Casa revelou ao repórter Agostinho Teixeira que sofre pressão da instituição para mudar o laudo e liberar um adolescente. Segundo ela, os menores – por mais perigosos que sejam, recebem autorização para sair em, no máximo, cinco meses.

 

A funcionária diz ainda que a instituição alega que, se não se recuperarem nesse período, não irão se recuperar mais. Ela lembra ainda o caso de um adolescente que foi liberado por pressão da fundação e, após sair, matou uma criança.

 

Ela diz que durante a internação ele dava sinais de agressividade e problemas psicológicos. Para ela, o período tinha sido insuficiente para a melhora. 

 

As chamadas "Casas de Internação", instaladas na capital paulista, são o primeiro estágio do menor infrator dentro da fundação e, por lei, eles poderiam permanecer internados por um prazo de até cinco anos. 

 

fonte: https://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/?id=100000567958